Desempenho da indústria automobilística brasileira no período 2000-2012: uma análise sobre a hipótese de desindustrialização setorial
por Michele Polline Veríssimo **
Vanessa Marzano Araújo ***
Vanessa Marzano Araújo ***
Resumo:
Este artigo investiga a possibilidade de desindustrialização na indústria automobilística brasileira. Parte-se da hipótese de que o contexto de taxa de câmbio apreciada e de altos preços das commodities pode inibir o desempenho da indústria automobilística no longo prazo. Ademais, busca-se captar os efeitos de taxa de investimento, juros, produtividade, impostos e abertura comercial sobre a produção de automóveis. Para isso, foram utilizadas a análise de Cointegração (Johansen Teste) e a estimação de Modelos de Vetores de Correção de Erros (VEC), com base no período 2000-2012. Os resultados sugerem efeitos positivos da apreciação cambial e dos preços das commodities sobre a produção de automóveis no longo prazo, o que não permite afirmar a ocorrência de desindustrialização no setor pela Doença Holandesa. Todavia, verifica-se a relevância de alta taxa de investimento, taxa de juros baixa, maior grau de abertura comercial, maior produtividade do trabalho e impostos menores para estimular a produção de automóveis no Brasil.
Resumen:
En este trabajo se investiga la posibilidad de desindustrialización en la industria automotriz brasileña. Comienza
con la suposición de que el tipo de cambio apreciado contexto y los
altos precios de las materias primas pueden inhibir el desempeño de la
industria del automóvil en el largo plazo. Además,
se busca captar el efecto del tipo de inversión, el interés, la
productividad, los impuestos y la liberalización del comercio en la
producción de automóviles. Para
ello, se utilizó el análisis de cointegración (test de Johansen) y los
modelos de vectores de corrección del error de estimación (VEC) para el período 2000-2012. Los
resultados sugieren efectos positivos de la apreciación cambiaria y de los precios de las
materias primas en la producción de
automóviles a largo plazo, lo que no permite afirmar la desindustrialización en el sector por la enfermedad holandesa. Aunque, se verifica la importancia de la alta tasa de inversión, tasa de
interés baja, un mayor grado de apertura comercial, el aumento de la
productividad del trabajo y la reducción de impuestos para estimular la
producción de automóviles en Brasil.
** Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU), Uberlândia,
MG, Brasil. Email: michele@ie.ufu.br.
*** Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, Catalão, GO, Brasil. Email:
vanessamarzano@gmail.com.
MG, Brasil. Email: michele@ie.ufu.br.
*** Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, Catalão, GO, Brasil. Email:
vanessamarzano@gmail.com.
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